terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Férias 2015/16 - Prelúdio

Partiu férias australianas. Foi uma construção lenta, essa. Depois da decisão do local, que já estava há muito tempo no armário, o primeiro passo foi me livrar das milhas acumuladas. Comecei a procurar as passagens aí por junho/15. Tentei duas passagens de ida e volta usando as milhas, pagando mais duas no mesmo voo, mas verifiquei que assim ficava muito caro. Já que não consegui duas idas e duas voltas, tentei comprar as quatro em várias datas de ida, perto do natal e ano novo: impossível. Assim, tentei a volta, final de janeiro, e foi bem fácil conseguir as quatro passagens, Sydney/Santiago/Rio pela Qantas/TAM. Com a volta por garantida milhagem, pesquisei qual seria a ida mais barata. É bom pesquisar em vários sites tipo Decolar, mas depois comprar diretamente na Cia escolhida. Se der algum problema com o bilhete comprado com Decolar, a Cia aérea não se responsabiliza. Já deu um troço desses comigo, num voo POA/GIG e tive que comprar um novo bilhete na hora (se bem que a bobagem foi minha: errei a data da volta).
Para a ida, o voo mais barato era o mais longo, pela Delta, via Atlanta, LAX e Sydney, três conexões, voo puxado. Mas, como estaremos no espírito de início de férias, tudo é lindo... Ainda escolhi uma conexão em Atlanta com 10 horas de espera, o que nos permitiria dar uma volta rápida para conhecer a cidade (may be). Um detalhe: na hora de comprar a passagem Delta, por telefone, quando falei que queria dividir em 5 x, o atendente disse que já havia faturado “a vista”. Então, para compensar, ele me deu um upgrade para a Comfort+, com mais espaço para as pernas e bebidas grátis.
Hoje, (22/12), 5 dias antes da viagem, verifiquei a situação do voo. Ainda haviam alguns assentos vagos na 1° classe e uns 50 assentos na cabine principal, ao preço de U$2145 por pessoa, só no trecho Rio/Atlanta. Se compararmos com os 950 dólares que eu paguei de Rio/Sydney, ficou MUITO barato... Estaremos nos assentos 13 e 14 da direita. Abaixo, trecho do avião com a 1° classe e cabine principal.


Então ficou assim: ida pela Delta, quatro passagens a menos de mil dólares cada; e volta “grátis”, só com taxas de embarque. Resumo: gastei as milhas na alta estação e ficou no final um custo de baixa estação. Essa história de milhas acho que vale bastante a pena para usá-las na baixa estação, de preferencia viajando só ou em dois (casal).

Estando com as passagens garantidas, precisava dos vistos e do hotel para a virada do ano, que também é uma época crítica.  Mas estava com uma antecedência boa, estava em junho, 6 meses antes. Normalmente eu uso o Booking para reservar, mas descobri que o Expedia parcelava em reais. O dólar estava subindo e queria garantir um preço fixo. Melhor ainda se parcelado. Primeiro reservei pelo Booking, um Ibis, perto do aeroporto. Depois cancelei e reservei um bem melhor, e mais caro, pelo Expedia. Estaremos chegando de uma longa e cansativa viagem e assim teremos mais espaço e conforto. Estaremos em Sydney até 4/1, quando iremos para Melbourne no trem das 7:30. Ficaremos 3 noites lá e voltamos para Sydney. No dia seguinte, Nadi, nas ilhas Fiji (Viti Levu, cuja pronúncia do nome nativo da ilha imagino ter virado Fiji). Aluguei um carro para ir até o hotel The Crow’s Nest, em Korotogo, pertinho de Sigatoka, uns 100 km ao sul do aeroporto. Ficamos em Fiji até dia 14, quando voamos de volta à Austrália, para Gold Coast, onde ficaremos 3 noites “de graça” em um hotel também conseguido com milhagem. Estaremos a uns 80 km ao sul de Brisbane, onde mora a Nonoi. No segundo dia à tarde pegarei o carro que reservei para dar um rolê de 10 dias até voltar a Sydney. A volta será dia 27/01/16. Já tenho reservados todos os hotéis até 17/01, portanto está em aberto o período de 17 a 26/1, a depender do percurso que fizermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário