domingo, 27 de novembro de 2016

CONTINUAÇÃO



México -Parti para o México, Capital Federal. Lá eu fiquei hospedado num hotel na chamada Zona Rosa, o point da capital. Lembro dos nomes de ruas Hamburgo, Liverpool, mas não lembro exatamente onde era o hotel. Seria o Hotel Sevilla? Era um prédio que me lembrou o prédio da Engenharia, na frente da praça Argentina, em Porto Alegre. Tenho impressão, inclusive, que também tinha uma espécie de praça na frente (ou era uma linha de trem?).  O hotel ficava a meia distância entre o Zócalo e o Parque Chapultepec. A caminhada tanto para um quanto para o outro era relativamente grande, coisa de 2 a 3 km em direções opostas. Fui caminhando até o Chapultepec, onde tem, no alto, o Palácio do breve Imperador Maximiliano, uma boa caminhada... A cidade havia passado por um fortíssimo terremoto em setembro de 85 e ainda se viam alguns prédios em ruínas. Em direção ao Zócalo, passei por um centro de artesanato dentro de um prédio colonial, o Museu de Artes Populares. O centro da cidade é o Zócalo, uma grande praça aberta, onde estão a Catedral e o Palácio Presidencial. No final da tarde acontece no  a cerimônia de descerramento da grande bandeira mexicana no centro da praça. Um bom point para observar a cerimonia da bandeira é no bar do terraço do hotel Majestic, na esquina da Francisco Madero com a praça. Ali perto, nessa mesma rua, tinha um grande café antigo, numa esquina. Mais adiante, a Casa dos Azulejos, próximo à Torre Latinoamericana e ao Palácio de Belas Artes.

Uma noite saí para jantar na zona Rosa. Resolvi entrar em um restaurante, que estava até bem vazio. Depois de me acomodar e fazer o pedido esperei um bom tempo e estava faminto. Foram entrando mais pessoas e logo o restaurante praticamente lotou. O garçom passou distribuindo confete e serpentina, nas mesas, não entendi... Minha janta chegou bem na hora que começou um carnaval, com confetes voando dentro do meu prato. Virou uma festa maluca, e eu comendo frijoles, no meio de um baile de carnaval, com as pessoas gritando, pulando e jogando confete. Acho que eu era o único que estava jantando ali naquela loucura. Paguei a conta e sai rápido, depois de comer...


No outro dia combinei um recorrido com um taxista e fui conhecer a UNAM e outros lugares. Caminhei um pouco por lá e conheci os murais de Diego Rivera.

 Acima: Zócalo, cerimonia de descerramento da bandeira, vista do hotel Majestic, com o palácio do Governo ao fundo. Abaixo, Zócalo, Catedral.

 Acima e abaixo, UNAM e painéis murais de Diego Rivera.


Dia 14/04 a noite peguei um ônibus para Mérida, numa viagem de 1300 km em 15 a 20 horas. Boa parte da viagem foi durante a noite e eu escolhi sentar num banco na frente do ônibus para poder ver a estrada. Na região petroleira do Campeche, durante a noite passamos por caminhões transportando tuberias de perfuração.
Em Mérida fiquei hospedado no Hotel Montejo Palace, no Paseo de Montejo (U$14/noite), no início da avenida de mesmo nome, uma avenida muito bonita da cidade. Lá foram construídas muitas residências das famílias tradicionais até a primeira metade do século 20, casarões em estilo clássico. Gostei muito da cidade e notei que lá o pavimento brilhava, algo que nunca havia notado antes em outra cidade, talvez pelo sol incidente na região. Comprei em uma livraria os dois volumes do livro de John Stephens Viajes a Yucatán, onde o autor descreve sua descoberta das ruínas maias de Uxmal nos anos 40 do século XIX. Comprei um pacote de uma noite para assistir ao espetáculo Luz y Sonido em Uxmal, jantando e dormindo em um hotel em Uxmal, com o espetáculo após a janta (U$15 tudo). Voltando a Mérida comprei um bilhete de ônibus para Cancun (U$ 4) e um pacote de visita a Chichen Itzá. Esperava fazer o passeio às ruínas pela manhã e pegar de passagem o ônibus para Cancun, pois já teria a passagem comprada desde Mérida. Caminhei pelas ruínas e depois do almoço fui para a estrada esperar pelo ônibus. Algum tempo depois passou um, e motorista me sinalizou algo como “Espere pelo outro.” Logo atrás veio outro que parou ao ver meu sinal com a passagem na mão. Estava lotado, inclusive o assento que eu havia comprado: uma senhora estava sentada nele. Não exerci o meu direito ao lugar por constrangimento de estrangeiro e fui para o fundo do ônibus, ficando em pé. Paramos em Valladolid para xixi. Na volta ao ônibus, fiquei em pé no corredor novamente e o motorista, ao conferir as passagens, me colocou no meu assento.
 Acima e abaixo: Mérida

 Acima e abaixo, Uxmal

 Acima: cenote em ChichenItzá, Abaixo, a grande pirâmide, podia-se subir com a ajuda de uma corrente




Quando visitei Cancún eu não tinha a menor ideia de que estava sendo construída a parte nova e moderna que atualmente se conhece. O ônibus nos deixou no terminal da ADO Autobuses (avenidas Uxmal com Tulum) e caminhei até um hotelzinho muito muquifo que ficava por ali, indicado por alguém. Relendo as poucas anotações que eu fiz, paguei pelas duas noites U$ 25 na primeira e U$ 18 na última. A impressão que tive da Cancun que conheci, entre o terminal de ônibus e o muquifo onde me hospedei, era como se eu estivesse em Brasília das fotos dos anos 60. As construções eram todas quadradas, emendadas umas nas outras, emparedando as ruas. Depois fui bater perna e encontrei uma avenida mais larga de duas pistas, com um grande canteiro arborizado no meio. Nesta avenida havia muitos bares e restaurantes, o que me ajudou a decidir onde iria jantar naquela noite. Quando voltei lá à noite, em todos os restaurantes os garçons tentavam falar em inglês comigo, achando que eu era gringo. Ficou evidente quem era o principal público dos restaurantes e da cidade e que brasileiros ali eram fenômeno. No dia seguinte saí para conhecer a região. Peguei um ônibus até Playa del Carmen, que fica 1 hora para o sul. O ônibus custou U$ 0,7 e nos deixou numa praia com coqueiros e um boteco de madeira. Na frente havia um píer onde se embarcava para Cozumel. Depois de 30 min de barco e por U$ 1,5 , estava em Cozumel. Da ilha, lembro da secura do local e que saí caminhando para sul por uma estrada de pedrinhas para tentar conhecer um pouco, mas não poderia ir muito longe, pois teria que pegar as 16 hs o barco de volta a tempo de tomar o último ônibus para Cancún, que saia as 17 hs. Como era uma época sem fotos digitais, não sobrou nenhuma imagem dessa parte.
De Cancún, voltei de avião dia 19 para a cidade do México. Do aeroporto fui direto para a rodoviária comprar passagem para Acapulco. A passagem custou 5 dólares, com empresa Estrella de Oro. Ônibus de primeira, viagem de umas 7 horas, por estradas sinuosas e serranias. Em algumas paradas os passageiros eram cercados por garotinhos pegajosos vendendo bijuterias...  Em Acapulco fiquei em um hotel perto do pescoço do istmo. Era o Hotel Costa Linda, existe até hoje, na av. Costanera Miguel Alemán, 1008, à esquerda de quem vai do centro para o istmo e ficava meio recuado e em um nível mais alto que a rua. Havia um estacionamento relativamente grande na frente, onde hoje é a piscina, e lembro que lá mesmo no hotel eles alugavam uns jipinhos VW, estilo da 2° Guerra. Consegui uma foto do hotel no Street View e está lá o jipinho...No dia seguinte, aluguei um deles para conhecer a região. Passei por La Quebrada, onde os caras saltam do alto dos rochedos, os clavadistas. Nesse lugar tem alguns hotéis que mostram o charme do final dos anos 50 e onde se hospedaram os famosos artistas hollywoodianos da época de ouro de Acapulco. Depois fui até Pie de la Cuesta, que é uma praia fora da baia de Acapulco, uns 7 km para NW. Lá existe uma lagoa junto ao mar, com muitos coqueiros (lagoa Coyuca). Existe uma infraestrutura de bares e restaurantes rústicos. Naquela época não havia praticamente ninguém na praia, quando me sentei na areia. Mas logo chegou uma senhora vendendo ostras frescas e camarões. Além de eu não apreciar ostras, seria uma temeridade comer aquilo. Como o foco principal do turismo é para as hordas de americanos que vão para o México, todos supõe que também sejamos americanos e vem tentando o inglês. Normalmente se surpreendiam por eu ser brasileiro. Realmente os mexicanos são muito simpáticos e receptivos, sempre procurando ser simpáticos. Tem um pouco do espirito do brasileiro, com suas características próprias. Eles falam com muito orgulho que naquela região da laguna foi filmado um episódio de James Bond. Voltei de ônibus à cidade do México, também pela Estrella de Oro.  Meus registros indicam que deixei Acapulco no dia 21/4 às 14 h e cheguei de volta à cidade do México, com atraso, as 22 h. Teria que conseguir um hotel a essa altura da noite. Consegui um próximo do aeroporto (Bosques de Aragón). Coloquei meu nome na lista de espera da Mexicana para o dia seguinte para Havana. Era um 727  da Mexicana, lotado, que saiu as 9:40, com escala em Mérida.

 Acima: estrada para Acapulco. Abaixo (foto do Street View), o hotel Costa Linda e o jipinho azul.

 Acima, vista da baia de Acapulco. Abaixo: La Quebrada.

 Acima e abaixo, laguna de Coyuca, em Pie de la Cuesta

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário