sexta-feira, 4 de agosto de 2017

04/08/2017 - Roma, dies II

Hoje foi soft: pegamos o ônibus 492 na rua atrás do hotel, a Castro Pretorio, para irmos à Fontana di Trevi. Deve-se comprar il biglieto numa banca de revistas (aqui eles chamam de edicola) e custa 1,50€, com direto a viajar por até 100 minutos depois da primeira viagem. Portanto da para ir e voltar, se fizer isso em menos de 1h40min. A fonte foi construída no séc 18 e a água limpa sobre o mármore dá à água aquele tom de Caribe e da também muita vontade de dar um bico, nesses dias de calor. Até que na região da Fonte, que é mais faixa, parecia estar mais fresco, à sombra. Talvez valha a pena voltar a Fontana à noite. Mas não pode nem botar a mão na água, nem sentar na beirada. Tem uns guardas neuróticos italianos que passam o dia apitando e gesticulando, até mesmo para os mais ousados japoneses. Depois fomos caminhando para onde o Google dizia ter uma agência do BB para tentarmos trocar uns mequetrefes reais. Mas o banco não existe mais em Roma. Achamos o número mas nada do banco. Perguntei sobre o banco numa edicola ali perto e a donna falou: Eh, ma fatche mas de mil anno que non existe piu! Isto é Braziu... Estava tentando ver se no BB o cambio em reais× euros era melhor, pois nas lojinhas de cambio perto da Fontana a cotacao estava R$4,75 por euro. Na estação Central estava a R$5,20; resolvi sacar num ATM e a cotação ficou em R$3,93, já com os custos bancários. Então é melhor sacar em ATM do que trocar em casa de câmbio. De volta à Fontana, paramos para comer uma salada, fizemos umas compritchas e voltamos pro hotel. Foi com as meninas até a estação pra elas comerem um Mac e vi o anúncio da temporada de óperas no Teatro dell' Opera, a temporada Caracalla MMXVII. Hoje seria a segunda e última apresentação da Carmem, de Bizet. O ingresso mais barato era 25€. Me animei, mas não fui. Pena...
Na volta pro Hotel, fficamos mais um pouco e saímos pra caminhar, aí pelas 20hs. Fomos até o teatro pra ver o movimento, mas acho que ainda era cedo. De repente parou uma Meecedes e desceu uma perua prateada e um coroa de terno escuro, indo para o teatro. Com certeza não estavam pagando o ingresso de 25€.
Jantamos perto do hotel, num restaurante simpático, com mesas na calçada.  Comi um linguado grelhado com batatas, Gio pediu penne com salmão e Silvia uma salada com polo. A salada estava deliciosa e o linguado estava bom. Não sei do macarrão,  não sou fissurado em massas... Fernanda, que não quis sair, chegou depois de eu ligar pra ela vir se encontrar conosco. Comeu também macarrão, com camarão.
Também lavamos umas roupas numa lavanderia aqui perto.

Lateral da Fontana di Trevi

Na beirinha

Os guardinha neuróticos apostadores

Acho que vou aproveitar, jogar uma moedinha e dar uma biaba no guardinha...