segunda-feira, 7 de agosto de 2017

07/08/2017 - Roma dies IV et V

Ontem pegamos o passeio de ônibus Sight Seen por alguns pontos de Roma. Nosso objetivo principal era aproveitar o primeiro domingo do mês,  quando a entrada no Coliseu e Fórum é grátis. É claro que foi uma firma bobinha, uma vez que o passeio de ônibus custa 19€ por pessoa. Mas descemos e subimos do ônibus em alguns pontos, até finalizamos no Coliseu, aí pelas 16:30.
Logo na entrada Gio quis ir ao banheiro. Limpíssimo, segundo Silvia relatou depois: assim que uma donna usa e sai, uma signora entra e dá uma geral, para a próxima usuária. Enquanto isso, eu fiquei esperando elas sentado em um banco de mármore, original do Coliseu, com a superfície extremamente lisa. Fiquei pensando na história desse banco. 2000 anos de bundas já se sentaram ali...
Ir ao Coliseu tem um impacto semelhante a ir a um estádio de futebol: por foto você pensa que conhece  ele. Mas quando você vê no local, é impressionante. É ali, ele está até meio que mostrando suas entranhas, e temos que fazer um jogo de imaginação para perceber as escadas que acessavam aos níveis mais altos, onde ficavam as pessoas. A maioria desses detalhes meio que desapareceu, foi destruído pelo tempo, sobrando lances em alguns locais.  Uma coisa interessante foi as pinturas de retratistas dos séc 18 e 19 mostrando o estado do monumento naquela época. E a obra estava bem caidinha, cheia de mato, árvores tomando conta, mas mesmo assim haviam excursões turísticas para ver o monumento, segundo aparece em um quadro.
Depois voltamos pro hotel, mas no fim do dia voltei até a Fontana di Trevi, pois queria ver e fotografar ao  entardecer.
E hoje saímos tarde, ao meio dia, com o objetivo de ver a Basílica de São Pedro e  Capela Sistina. Conseguimos entrar tipo 14 hs, mas Gio e Fernanda firam barracas por estarem de short. Não dava mais pra elas voltarem, estavamos na boca da entrada.  Demos tchauzinho e elas ficaram. É uma construção portentosa. A Pietá fica logo na entrada, à direita. Pouco depois Silvia saiu e eu fiquei. Passei pelo túmulo de São Pedro e pelos subterrâneos da Basílica, onde tem mais tumbas dos papas, além de pedaços de colunas e muros da Basílica original, anterior à essa. Peguei o elevador e mais uns 350 degraus para subir até a cúpula. A vista lá de cima é maravilhosa. 
Depois almoçamos ali perto e fomos ao Trastevere. Como foi uma caminhada pontual ao longo da Viale dei Trastevere, não vi nada mais notável por ali.
Na conexão com o bonde/metro, no Circo Massimo, tirei umas fotos do por do sol. É na chegada, uma eclipse da lua. Um chopp pra finalizar...

ONTEM
 Dois mil anos de bundas...


Este tablado à esquerda é uma reconstrução para mostrar como era o piso dos espetaculos: um tablado de madeira, que era todo coberto com areia. Dai vem o nome ARENA, areia em grego.

 O Coliseu no séc. 18.



 Arco de Constantino, a oeste do Coliseu, que comemora a Vitória de Constantino na batalha de Ponte Milvio, no ano 312.

 Fontana di Trevi ao entardecer





HOJE

 A Pietá




 A cúpula da Basílica. Depois eu subi até lá. 

 O túmulo se São Pedro fica em baixo desta construção mais escura


 Uns padres visitando a Basílica


 Entrada para os subterrâneos

 Pedaço de uma coluna da antiga Basílica

 Vista do primeiro lance, chega-se por elevador, já na cúpula.

 A cúpula vista de perto

 Detalhe de um mosaico da cúpula

 Meu dedo como escala do mosaico

 A passagem se torna apertada e inclinada

 Vista de cima



 Trastevere


 Por do sol no Circo Massimo

Lua em eclipse

Nenhum comentário:

Postar um comentário