quarta-feira, 9 de agosto de 2017

08/08/2017 - Roma dies VI


Segui hoje o caminho indicado na caminhada Romana do Lonely Planet. Começa na torre Argentina, Elefantino, Panteão, Piazza Navona, Campo de'Fiore e Palazzo Farnese. Duas embaixadas, a brasileira e a francesa. Na praça Argentina estão as ruínas de quatro templos e em um deles Júlio César foi assassinado. O local da famosa frase "Até tu, Brutus?"... Estava querendo descobrir onde era esse local e achava que fosse em algum lugar no Foro Romano. Mas não. Foi aqui, segundo o guia. Depois fui até a pracinha do Elefantino, onde tem um elefante carregando um obelisco nas costas. Tava meio estranho por lá e descobri que estava acontecendo uma filmagem de um episódio de The Trust,  uma minisserie do FX, sobre o John Paul Getty III, aquele que foi sequestrado e perdeu a orelha. Gravei um pedacinho, com carros e figurinos  representando os anos 60. 
O Panteão é uma grande construção abobadada circular da época romana de 27 AC e representa o que melhor foi preservado daquela época, pois passou a ser uma igreja católica. O Panteon já  diz no nome o objetivo original do edificio: Pan Theos. Depois a igreja católica se apossou e por isso foi preservado. Logo adiante fica a Piazza Navona, com a sempre falada Embaixada brasileira.  "Quanto não se está gastando ao alugar esse palacio?"...e descendo para o Tibre, o campo de'Fiore e a Embaixada da França,  que ocupa o Palazzo Farnese.
Terminou o roteiro do Lonely Planet, mas eu continuei caminhando. Peguei a margem do rio e fui até a Bocca della Veritá, que conheci no filme A Princesa e o Plebeu. Esse filme mostra muitos locais de Roma dos anos 60 e é interessante para conhecer e comparar. A seguir passei pelo Circo Massimo e subi até  Iazza del Campidoglio, mas nao entrei nos museus. Ali de tras tem uma bela visao do Foro. Ainda subi as escadas do Monumento Vittoriano, o Altare della Patria, gigantesco monumento de mármore branco em homenagem ao rei Victorio Emanuelle II, primeiro rei da Itália unificada. Desci até o Coliseu para pegar o metro e só parei de caminhar quando cheguei no hotel. E depois, sai pra jantar...

 Torre Argentina, local onde Julio Cesar foi assassinado


 Torre Elefantina

 Panteon


Piazza Navona, embaixada brasileira no fundo


 Campo de'Fiore, onde comi uma salada de frutas de uma banca

 Escada para a margem do Tibre

 Calcada no Lungotevere Aventino

 Imagem do Tibre

 Bocca della Veritá 

 Igreja de Sta Maria en Cosmedin, onde está a Bocca

 Vista do Altar della Patria ( esq), Ara Coeli e Capitolino.

 Campidolio

 A loba e os gêmeos R R

 Altar della Patria

 Via dei Fori Imperiali, Coliseu ao fundo

 Solace de fim de tarde

Meu pé  direito...

Time lapse do Foro




Nenhum comentário:

Postar um comentário