sexta-feira, 21 de julho de 2017

21/07 - Bolonha - Nápoles - Pompéia

Foi um dia viajado, sem muita caminhada, mas muita mala puxada pela rua, no calor. Acordamos cedo e fizemos tudo dentro do tempo certo. Pegamos um taxi e fomos para a estação com tempo suficiente para tranquilizar. Descobrimos a nossa gare (18) e o trem para Sorrento (9902), no horario das 10:50hs. Passounuma moça da cia e nos informou que um trem iria parar antes., Nao era o nosso, o nosso era depois. Parou o trem e esperamos o proximo, que seria o nosso. Quando parou, entramos no vagao 5, mas não encontramos os lugares. Um cara do trem nos falou que o nosso era o Italo, eaquele era o FreciaRossa. Descemos correndo... Mais uns minutos e encostou um terceiro trem, agora sim o nosso, todos na mesma gare. Que utilização fantastica dos trilhos, como e eficiente esse transporte, como estamos perdidos no mundo, sem podermos dispor desse maravilhoso primeiro mundo dos trens. Entramos, encaixamos nossas malas e sentamos. Carregador de celular, wifi a bordo, uma beleza. 3 horas de Bolonha a Nápoles,  com breves paradas intermediarias, a ultima delas em Roma. Nem dormi, dei umas cabeçadas,  mas fiquei acompanhando a viagem pelo Google Maps. Chegamos em  Nápoles ai pelas 14:30. Perguntei onde era o trem para Pompeia.  Era  em outra estação, ali perto. Custou 12€ para os quatro, o trem que vai para Sorrento e passa em Pompeia. É tipo um metrô, para em todas as 15 ou 20 estações que tem no caminho até Pompeia. Em Pompeia, ficamos longe do hotel e dava pra ver que se eu pegasse o trem rumo Sarno, em vez de ter pegado o trem rumo Sorrento, nos deixaria muito mais perto do hotel. Tivemos que descer em Pompei Scavi, no rumo Sorrento. Poderiamos ter descido na Pompei, rumo Sarno, que era na boca da botija, a 3 quadras do hotel. Por causa disso, tivemos que chamar um taxi, a 20€. O hotel e bem central, numa quebrada da rua principal. Na esquina, uma sorveteria artesanal. O taxi nos deixou em frente a uma porta fechada. Ligamos para o numero e nos atenderam . Aguardem uns 5min. Uns 10 min depois chegaram 2 homensque nos mostraram o quarto, redem reformado e o B&B. O café e2 servido ate as 10hs. Saimos para lavar roupa (vi uma laundry pelo Google maps). Fomos ate la e deixamos nossas roupas, para voltar as20 hs pra pegar. Deixamos la e fomos jantar. Eram umas 17:30, sentamos num restaurante com mesas na calçada, quase em frente a lavanderia. Comi um peixe espada grelhado, com alface e pao italiano. Silvia e Gio pediram gamberetti com fritas; eFernanda pediu uma pizza com frutos do mar. Depois da janta demos uma caminhada e fomos pegar as roupas. Tem uma loja de doces na esquina da praca que e uma tentacao: tem uns doces dentro de uma xicara, tipo tiramisú ou tipo torta alemã,  e outros assim, que são uma tentação. Amanha vomos ver. A cidade é muito simpatica, pequena e sem aquelas hordas de turistas. Parece que so tem locais, muito poucos turistas.

Saudades da minha Vicky que eu encontrei menininha, nas ruas de Bolonha