sábado, 22 de julho de 2017

22/07/2017 - Pompéia

Visitamos as ruinas, depois do café.  O nosso B e B é a casa da foto de ontem. Um prédio que esta sendo reformado, o térreo tem 3 quartos e o porão é a sala de café. Os donos, Francesco e sua mulher, acessoram os hóspedes. Ele se ofereceu para nos levar até a entrada das ruinas, 1 km do hotel. Só Silvia e eu pagamos 13€ cada,  menores não pagam. Entramos pelo anfiteatro, um Coliseu, e fomos até o Forum, do outro lado. E voltamos, por outro caminho. Thermi Stabiani, o Lupanario, que é bem pequeno (achava que era uma baita casa) e os domus (casa) de vários personagens locais. O comum a muitas casas era possuir o telhado da sala de entrada convergindo para o centro da sala e aberto, permitindo a captação da água da chuva, que caia depois em uma piscina rasa de uns 2 x 3 m. Muitas ruas com o pavimento bastante gasto pelas rodas das carroças e bigas. Medi a bitola, 4 pés meus, numero 43. Nos separamos, pois elas se cansaram e pararam. Fui até o forum e dei outras voltas , até achar um bar/pizzaria. Chamei elas pelo celular e elas apareceram. Depois de beber uma coca de 600ml cada, iniciamos a volta. Muito quente...
Ja fora das ruinas, fomos comer o doce na xicara, visto ontem. Nada exepcional... tomamos uma cerveja, na calçada perto do hotel  e fomos tomar banho. Chamei o Francesco por whatsapp pra ver se ele tinha uma serra pra cortar o cadeado da mala,  que Sílvia fechou com a chave dentro. Tivemos que comprar outro cadeado. Fomos jantar no La Delizie, um restaurante local barato, com  aquela sequencia de primo piato, etc, a 12 € com pão e água, comida suficiente. Recomendo, e fica na via Colle S Bartolomeo, quase na frente da entrada para as ruinas. Muito saboroso, bem servido e com boa apresentação. Equipe muito simpatica. Depois passamos no parquinho e as meninas jogaram 15 € pra ganhar umas bobagens. Sabado a noite, acidade estava pulsando, muitas pessoas nas ruas, criancas, jovens, velhos e adultos. Pegamos um trecho de concerto de jazz nos fundos do palácio municipal e agora estamos no hotel.

Os moldes dos corpos das pessoas que morreram na erupção.

A entrada do Anfiteatro (Coliseu).

Casas locais. Veja o detalhe do forro, onde é presa uma esteira e depois coberta com argila e pintada.

Detalhe do pavimento gasto pelo trânsito de bigas e carroças.

As 2 fotos acima são do Lumpanario, a casa de prostituição.

A Alameda central com o Vesúvio ao fundo.

Uma rua

Casa de Afrodite na concha

Pompéia

Doces na xícara

Jazz hoje

La Delizia

Na praça, sábado a noite

1. Muito bacana Jorge! Tô curtindo muito as fotos, vamos marcar um dia porque eu quero ver todas! Abraço.