domingo, 28 de janeiro de 2018

27/01/2018 - Santa Rosa, Pcia de La Pampa

Hoje fizemos um tramo comprido, 980 km de Bariloche até Santa Rosa, pcia de La Pampa. Tempo bom, saimos de Bariloche com 8 graus. Passamos por fora de Neuquén e parei logo depois para abastecer em Centenário, num posto BR. Foi a gasolina mais barata até agora.
Uns 100 km antes de Gen Acha eu percebi ao longe, à frente, um contorno azulado de uma grande montanha. Era uma montanha muito bela e tinha uma construção branca na parte mais alta. Aos poucos fomos nos aproximando e suas formas se alteravam. Mais próximo, me pareceu uma nuvem, sem muita certeza. Como poderia haver uma montanha tão alta em plena planície de La Pampa,  sem nunca ter sido citada pelo turismo? Que descoberta interessante! Houve um debate no carro, se era nuvem ou se era montanha. Ganhou a nuvem, menos Silvia, que morreu afirmando ser montanha. Depois a coisa foi se esclarecendo e se revelou um gigantesco incêndio nos campos. Passamos por baixo do rastro de fumaça e tiramos muitas fotos.  Nunca havia visto nada parecido. Impressionante! O dia escureceu mais cedo ao passarmos por baixo da coluna de fumaça. Paramos para fotos. Depois continuamos até Gen. Acha para conseguirmos hotel. Cidade pequena, tudo lotado: hoje é sábado. Continuamos mais 100 km ate Santa Rosa, cidade maior, e conseguimos uma cabana bem na entrada da cidade, no hotel Rucalen, a 2100 pesos. Saimos para jantar já eram 21:30. Agora é 00 h. Trancrevo abaixo um periódico local...
" crisis por los incendios que afectan el centro del país no da respiro. Cuando el fuego parecía ceder, nuevos focos surgieron en la provincia de La Pampa, donde ya se han perdido miles de hectáreas y cabezas de ganado. Puelches, El Durazno, Ingeniero Luiggi y Perú son las localidades más afectadas. 


Giovanna a 6 graus em Bariloche, na saída


A primeira visão da grande montanha ao longe
Agora sim, é fumaça
Entrando em baixo da nuvem de fumaça
Olhando pra trás, o apocalipse.
Parecia um ciclone assustador
Tapou o sol, ficou quase noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário