domingo, 5 de janeiro de 2020

04/01/2020 - Montevideo

Hoje o dia foi bem aproveitado. Tanto que deu uma canseira. Fiz














Dizemos emos nosso café da manhã no apartamento (pão, presunto e queijo, madeleines e achocolatado). Depois fomos de Uber até o Mercado del Puerto. Deu uns 180 pesos, aproximadamente 20 reais, e cai direto no cartão cadastrado. Estou fazendo a conversao aproximada dividindo por 10. Caminhamos por ali, subindo a rua peatonal Peres Castellano. Muito simpática, as vezes com um certo ar de Cartagena. Nessa regiao da cidade predominam predios antigos ou semi antigos, as vezes restaurados, uns poucos pardieiros. Muitas repúblicas de jovens, pelo menos vi alguns saindo desses prédios. Alguma marijuana. Caminhamos ate a Rambla Francia e voltamos para o espigao da Sarandi, uma especie de Duque de Caxias de Porto Alegre, pois segue pelo topo da cordilheira. Caminhamos ate a Plaza Matriz, o que ja dá uns 1800m.  Ali perto tem o museu do acidente dos uruguaios nos Andes, mas só perguntamos os valores e o que havia no museu. Disseram que tem um filme de uns 15 min e alguns restos recolhidos. Sem carne humana envolvida. 250 pesos (30 reais). Ali na praça comemos uns panchos com cerveja/coca no La Pasiva, em baixo de umas árvores. Estavam fazendo um showzinho de batuques. Depois continuamos caminando mais uns 800 m, até depois da Plaza  Independencia, onde paramos noutra La Pasiva pra comer uns doces.


Como estavamos caminhados (2,5 km), decidimos pegar o ônibus turistico. Voltamos ate a Independencia e compramos a última saida, 16:28. Esperamos uns 20 min e pegamos no 2 andar. Valeu a pena. Passamos por muitos bairros e parques. Gostei muito da regiao do Prado, onde tem um belo parque e casas bonitas. Antes tem o Palacio Legislativo, tambem bem bonito, com parques e monumentos ao redor. Tem tambem o monumento a Carreta, que visitamos com meus pais na primeira vez que viemos em Montevideo, acho que em 1965. Fica perto do Estadio Centenário. Na parada ligo depois da praia de Pocitos me deu a loca e obriguei todos a sair do onibus, achando que estivessemos ja proximo ao final, que, era no Mercado do Porto.  Mas não, estavamos ainda em Punta Carretas. Caminhamos ate a rambla Presidente Wilson e encontramos um cachorródromo. Ficamos ali olhando as brincadeiras deles, soltos, felizes e enturmados. Alguns medrosos e desconfiados. Ja cansados, 19 hs, pegamos um Uber pra regiao do hotel. Jantamos, eu um asado de tira, sem comparação com aquele inesquecivel de BsAs.
Montevideo me encantou, a mim e a Giovanna.

5 comentários:

  1. Não deixem de ir na Livraria Linardi y Riso na Ciudad Viena de Montevideo.

    ResponderExcluir
  2. Por do Sol na região da Praia de Pocitos. Tem bons restaurantes com vista para a praia. Quando fiz um curso de 10 dias na Universidad de la República, os colegas iam jogar futebol na praia de Pocitos. As colegas assistiam à partida e torciam. Brasil X Uruguai. O curso ministrado pela Fundacion Raul Prebish de Buenos Aires o tema era Mercosur.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Uruguay é o país mais civilizado da América Latina. O IDH é o mais alto. Educação, Saúde e Longevidade. E ainda tem o Mujica!

      Excluir