sábado, 18 de janeiro de 2020

18/01/2020 - San Pedro de Atacama, Chile

Duas coisas espantam as pessoas das ruas, aqui em San Pedro. A solina do meio dia e as ventanias pre chuva. Pegamos as duas. Saimos pra caminhar ja quase meio dia, numa reta até o bar da praça. Depous de instalados, comecou a aumentar o movimento ate os garcons se apressarem com os pedidos. Comemos umas fritas, arroz, cerveza e Pepsi. Ficamos ali uma hora e voltamos a solina. O movimento estava aumentando, nada como o de ontem a noite, que parecia a rua da Praia. Ou as noites de Capão, fim de semana. Fui rever os anteriores hoteis que ficáramos da outra vez, quando Gio passou mal pela altitude, o Don Raul e o Likana. Fomos tomar um sorvete na Heladeria Babalú, que faz sorvetes artesanais deliciosos, sorvete de algarrobo e outros sabores locais ( ayrampo-cactus-, folha de coca, carambola com laranja-vem pedaços da casca da laranja, docinha...) muito bons os sorvetes. Ate de folha de coca. Voltamos a praca e sentamos à sombra dos pimientos e dos algarrobos. Voltamos pro bar e pedimos cafe. O tempo estava fechando, com raios ao longe se aproximando uma borrasca. Começou uma ventania, subiu muito pó tivemos que segurar os guarda sois e depois tiveram de fecha-los. Cortaram a luz. Vicky foi pro hotel mas voltou logo, dizendo que nao dava pra ver direito e que havia caido uma chaminé na rua, acertou de raspao um homem. Fomos voltando pro hotel e comecou a cair uns pingos, depois mais forte um pouco. Agora, 18 hs,  sossegou, mas esta nublado e um pouco mais fresco, já com luz.
 O Licancabur
 No bar da praça

Tronco do algarrobo da praca