terça-feira, 14 de janeiro de 2020

13/01/2020 - La Serena, Chile

Em La Ligua, no dia seguinte, 11/01, fui de manha no banco e saquei uns 300 reais. O banco chileno me cobrou uns 30 reais e o Bradesco me cobrou mais R$40. Total, recebi uns 300 e me ganharam 70. Portanto, retirar dinheiro em caixa eletronico, só em absoluta emergencia. Na chegada a Coquimbo, que e grudada em La Serena, entramos pra conhecer. Nada a declarar, a praia La Herradura é simpatica, uma baia de aguas bem calmas, onde fomos tomar um suco bem na ponta sul, no Mirador de la Herradura. Depois de dar umas voltas no centro, procurando ir na Cruz del Tercer Milenio, que e uma grande cruz estilizada, construida pra comemorar os 2000 anos do cristianismo e a visita de Joao Paulo II em 2000. Porem nao consegui me desvencilhar nos caminhos do mapa e deixei pra la. Fomos a La Serena, que era o objetivo da viagem. É facil chegar ate o Faro Monumental, que e onde comeca a praia principal de La Serena, ao longo da av. del Mar. Estacionei o carro (dificil encontrar vagas no sabado) na av. Los Nisperos coincidentemente na frente do Hotel Sendero del Sol e saimos a caminhar.  Perguntei o preço e por 50000 (R$270) ficamos. Um apart- hotel estilo anos 60, cujos aptos dão de fundo para um gramado e piscina muito top.
Fomos jantar no La Mia Pizza, um belo restaurante na av da praia, a esquerda de quem vem do hotel. Pedimos 1 salmão com arroz; 2 espaguete com salmão; e 3 espaguete 4 queijos. Comemos, pagamos e fomos dormir. Tive azia durante a noite e mal estar cedo de manha, no domingo. E tambem um pouco de ansia de vomito. Piririzei. Em seguida soube que Vicky, que tinha comido o 4 queijos, vomitou e piririzou de noite, sem nos acordar. Acionamos o seguro e nos indicaram a clinica Elqui. Paguei uns 800 pilas pelos 2 atendimentos + soro. Ficamos em função na clinica ate ai pelas 15 hs. Depois fomos comprar os remedios e um arroz pra fazer em casa. Vicky ja estava bem disposta mas um estava meio esgotado. Eka fez jm arroz com batatas cozidas. Parecia comida de campo de concentracao, pelo tipo de mistura, coisa que eu ouvi ou li. Mas era o que precisávamos. Dormi cedo e fui ate a manha seguinte, hoje, segunda feira. Acordei bem, fui tomar cafe e Silvia foi depois. Saimos de carro para conhecer o centro, que tem alguns predios antigos e algumas pichações. É a segunda cidade espanhola mais antifa do Chile, depois de Santiago, uma informacao do Google que eu achei um tanto suspeita, pois essa e uma cidade do litoral. Muito comercio de rua nas pracas e ruas. Acho que e o povo se virando, dando seu jeito, pela situação. O custo das coisas pra nos brasileiros achei muito caro. Hoteis, comidas e roupas. A igreja principal e de blocos calcários, com interior simples. Depois fomos ate o vale de Elqui, ate a cidade de Vicuña, terra da poetiza Gabriela Mistral, uma pequena cidade aos pes de montanhas que abrigam alguns telescopios astronomicos mundialmente importantes.
Voltamos pro hotel, parando no super pra comprar uns pedacos de pechuga de pollo, que Vicky fez com arroz. Nota DEZ!
 Por do sol no restaurante fatídico, onde se pode ver a Cruz del Tercer Milenio
 A praia de La Serena a noite
 Dieta de campo de concentracao, no domingo
 O cafe da segunda, ja recuperado.
 Centro de La Serena, catedral

Dança frente a Iglesia de San Francisco de Assis

Plaza G G Videla
 Liceo de Niñas
Em Vicuña, uma torre chamada Observatorio, mas não é um observatorio astronômico
 No bar Frida em Vicuña.
 Parei pra lavar o vidro e encontrei um gemeo do Picasso
 Nosso apart anos 60

Vicky nandando ver na cozinha