domingo, 2 de janeiro de 2011

Ainda em Ponta Grossa


Estou meio injuriado: passei uma hora escrevendo ontem e na hora caiu tudo: não consegui recuperar, mas vou tentar reescrever.
Ponta Grossa, segundo nos falaram, vem de um ponto de pousada de tropeiros que faziam a rota RS/Sorocaba. Escolhiam o ponto mais alto da região e chamavam de Ponta Grossa. É onde está a atual Catedral.
Ontem fizemos os passeios do Parque de Vila Velha. O parque está diferente do que estava ha 15 anos: antes eram trilhas de chão batido, quando Silvia e eu passamos por aqui. Agora existe uma calçada de quartzito ao redor de todo o passeio, o que ajuda a manter um pouco mais as coisas por aqui.
Existem 2 passeios: o circuito dos arenitos e o passeio das furnas. Este sai as 11 e as 13:30 hs e custa ppor volta de R$8,00 a inteira. O passeio dos arenitos sai mais frequente e também custa uns R$ 8,00 por adulto.
O que me chamou a atenção foi o paseeio das Furnas, que tem uma feição de dolina em arenitos com 50 m de profundidade até a água e mais 50 m até o fundo. Havia um elevador belga que levava as pessoas até embaixo, mas está desativado por motivos de segurança e de preservação do local(foto). No passeio também está incluido a visita a Lagoa Dourada, que tem uma característica natural interessante: quando ocorre a cheia do rio onde a lagoa normalmente deságua, o sentido do fluxo muda do rio para a lagoa.
Encontramos alguns hóspedes no hotel que indicaram vários points de rios e cachoeiras nos arredores de Ponta Grossa: Buraco do Padre, rio São Jorge e  outros.
Hoje partimos para Foz do Iguaçu (520 km) e chegamos as 18 hs. Estamos no hotel San Juan, na piscina onde agora, 20:30 hs, o sol acabou de se pôr, mas ainda está claro (foto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário