terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Catamarca - Tucuman - Salta

Por problemas de estarmos em locais sem internet sem fio ou em locais que tinham ,as não funcionavam, fiquei uns dias fora do ar. Então, recuperando...
Chegamos ontem (15/1) em San Fernando de l Valle de Catamarca, capital da provincia de Catamarca.
Muito quente, temperatura que chegou na estrada a 45 graus. Mas é bem seco, o que não faz suar (muito).
Saimos de Mendoza em direção a San Juan. Conhecemos a cidade dando uma volta no centro e seguimos o caminho. Encontramos um casal de Erexim em uma moto Suzuki. Estavam indo p/ Santiago e não iriam ficar em Mendoza. Indicamos a hosteria de Puente del Inca e eles nos indicaram conhecer Ichigualasto/Valle de la Luna, um parque Nacional onde foram encontrados muitos dinossauros. Resolvemos (resolvi) conhecer e fomos dormir em San Agustin de Valle Fertil, uma cidadezinha perdida no fim do mundo. Nós, sem muito dinheiro e a se cidadezinha sem caixa eletronico e sem aceitar cartão. Ficamos em um "hotel", jantamos uma pizza e no dia seguinte fomos até a reserva. Interessante, mas não valeu o gasto em tempo e dinheiro. Me lembrei do Schultz, que deve já ter estado aqui ou estudado a respeito...
 Ichigualasto

Depois do recorrido pelo parque, já pela tarde, prosseguimos para La Rioja, que fica umas 2:30 hs de distância. Entramos na cidade para conhecer e sacar plata. O centro da cidade, deserto as 16:40, é muito bonito e até valeria ficar. Mas , para recuperar tempo e gastar mais o asfalto, continuamos ate Catamarca, já que ainda tinha muito dia claro pela frente. Chegamos em Catamarca aí pelas 20 hs.Ficamos no Hotel Ancast 6 andar apto 6o3 . Já estamos de partida. Se forem escolher entre Catamarca e La Rioja, vá de La Rioja.
Como era sábado a noite, sentados no Richmond frente a praça, vimos passar uns 5 casamentos: os carros dos noivos e a comitiva vinham buzinando em direção à igreja. Lá em Catamarca encontramos uma turma de adeptos dos sem teto: os sem dono. Estavam deitados em uma frente de loja, no calçadão (Peatonal).
La Rioja


Catamarca

 35 graus ninguem aguenta...


De Catamarca a Tucumán fomos em 3 horas. As estradas na Argentina são boas, sem buracos, apesar de que nesses últimos caminhos do norte tenho achado elas um pouco mais rugosas, irregulares. Mas para esses lados quase não há pedágio, que, por sua vez, são bem baratos, tipo 1,8 pesos ou até 2,5 pesos.
 Chegamos cedo em Tucumán e subimos a serra para San Joaquin, onde tem um Cristo. Lá em cima, nos juntamos aos farofeiros de domingo, compramos uma Coca de litro e abrimos os dois sanduiches de miga com jamon crudo e ternera e fizemos um baita lanche.
Logo depois visitamos uma hospedagem bem perto do Cristo, a 1,4 km, para o lado da vila de Nougues, com cabanas, mas não ficamos. E descemos pela vila de Nougues, completando o Circuito Chico, que já tinha feito 35 anos atrás. 


 Villa Nougues


 Fomos dormir com 35 graus e acordamos com 17, chovendo. Saimos as 11:30 em direção a Salta. Fez até um friozinho. Pegamos alguma chuva no caminho e a temperatura baixou para 15 graus. E não é muito alto: 600 m .
Salta

 El Diablito, no Cabildo

 Museu Flolclorico ( Casa de Pajarito Velarde)

 Igreja S Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário