quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Londres, dia 8/jan/14

Obrigado queridos seguidores Mari e Paulo. Finalmente seguem as primeiras fotos.
Hoje foi um dia inutil, depois de ontem em Liverpool. Acordamos ontem as 4 de la matina, para pegar o trem das 5:26 para Liverpool. Este trem tambem manda bem, chegando a 160 por hora, pelo GPS. Chegamos as 8:03, precisão britânica. O dia estava amanhecendo. Saimos da estação e, como ja conhecia os arredores pelo Street View,  sabia mais ou menos o caminho. Como só tinhamos marcado o encontro com nosso guia as 11hs, tínhamos 3 horas para caminharmos e tomar um café. Depois caminhamos até a Albert Docks, que é uma grande construção na beira do rio Mersey. Liverpool é muito antiga como cidade. Era uma aldeia de pescadores e sempre manteve essa tradição pesqueira. Durante a II Guerra ela foi a cidade mais bombardeada da Inglaterra, depois de Londres, pois por seu porto chegavam e partiam os comboios de abastecimento vindos dos EUA. Depois da guerra ficou meio paradona e desse meio gerou uns tipos geniais que formaram os Beatles.  Atras deles que muitas pessoas vem a Liverpool e foi por isso também que nos viemos à cidade. La no Albert Docks ha muitos restaurantes e algumas lojas de souvenir. Na entrada sul das docas tem uma loja de souvenir dos Beatles e entrando no predio, do lado esquerdo existe uma loja de artigos náuticos que vende alguns livros bem interessantes. Encontramos nosso guia James e saimos pela cidade no nosso passeio de 2 horas. Passamos pelas casas de Ringo e George, que moravam em casas mamis simples. Depois fomos nas escolas onde eles estudaram, no colégio em cujo quintal John e Paul se encontraram pela primeira vez (John ficou impressionado com aquele cara de 15 anos que tocava guitarra tão bem, ate melhor do que ele). Bem na frente do colégio tem uma igreja anglicana com um cemitério ao lado. Ali esta o túmulo da Eleanor Rigby, que ninguém sabe exatamente porque aparece na musica de mesmo nome. As casas de Paul e de John já ficam em bairros de classe um pouco mais alta que os dois anteriores, mas todas são relativamente perto. Devemos tentar imaginar a cidade no final dos anos 50. A casa de John foi comprada pela Yoko e doada para o Patrimônio Público da Inglaterra e a de Paul o próprio patrimônio encampou-a.  Depois fomos ao Cavern Club, que fica em um bequinho no centro da cidade. Para se chegar lá desce-se por uma escada dois andares: o clube fica nas fundações do prédio acima, feitas todas de tijolos aparentes e 3 ambientes com passagens em arco. No nicho central dos três esta o palco, que sempre tem gente tocando a partir das 14 horas. Sentamos em uma mesa, eu tomei um chopp local e comprei uma coca para as meninas. Tem muitos coroas da minha idade e mais velhos, mas também vem muitos jovens. No horário que fomos não estava cheio. Tem umas 8 mesas na lateral, mais umas 6 na pista central, com o pequeno palco de um lado e o bar no oposto, e na outra lateral mais algumas mesas e a loja de souvenir. Ficamos uma meia hora e percebi alguns tipos que - sozinhos - ficam olhando para o palco, perdidos no espaço,  talvez imaginando o passado que houve ali e o que aquilo representou para ele e para o mundo.Depois saimos do a caminhar, comemos perto da estação em um bar antigo, com as paredes e o teto muito trabalhados. Gastamos mais algum tempo para esperar o trem das 21:48. Surpreendentemente ele não chegou. Entramos na plataforma indicada na hora correta e íamos entrar, quando veio um cara da estação dizendo que o trem estava sendo recolhido. O nosso trem estava atrasado uns 40 minutos por causa de inundações em algum trecho da linha. Realmente (indeed) ele só foi sair as 22:35. É estranho, mas os trens são relativamente longos, com primeira classe e classe banco fixo, que foi essa que pegamos, mas muito pouca gente usando. No trecho Londres/Liverpool há umas 8 paradas e demora umas 2h30min. Entao eu fico pensando na economicidade dessas linhas ds trem. E são trens de empresas privadas,  no caso a Virgin Trains, imagino que do mesmo dono da cia aérea. Chsgamos no hotel aí pela 1 da manhã e gastamos umas £35 de taxi do hotel ate a estação de Euston.

Hoje a mãe melhorou e saiu do hotel. Para agradá la fomos na Harrods.  So tem coisa muito cara. Passamos umas 4 horas la dentro, jantamos num ristoranti italiano ali ao lado (£100) e viemos para o hote: dia inutil. Amanha quero ver se vamos ao British Museum e a Abbey Road.