quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Paris, again - 15/01/14

Depois de uma semana, cá estamos de novo.  Londres é muito cara. A Europa é muito cara, de maneira geral. Os impostos são muito altos. Ontem estava vendo a propaganda do C4 Grand Picasso  e estava por R$64000, 00, quase o preço do Brasil. É claro que a renda aqui na França é bem maior que a nossa e os servicos públicos nem se comparam.
Voltando ao passeio: na quarta, dia 8 fomos conhecer o palácio de Bukingham.  Caminhamos pelo Green Park até o palácio. O parque é muito bonito. Já quanto ao palácio,  Vic não gostou muito. Acho que esperava um tipo Cinderela, afinal, la dentro mora a rainha da Inglaterra. Caminhamos depois pelo parque de  Saint James, na frente do palácio e dobramos na Pall Mall até Trafalgar. Nesse trecho passa-se pelo automovel clube da Inglaterra.  Não sabia o que era e entrei. O porteiro me informou que é só pra sócios,  um troço do outro mundo em termos de suntuosidade. Pena que não tirei uma foto. Jantamos num McDonalds da Parliament str, perto da Trafalgar, a pedido de Vic, que queria aproveitar pRa comer porcaria, enquanto a vovó não estava.
No outro dia ficamos nos arrdores do hotel. Fomos ver o navio Cutty Sark, uma escuna (clipper) construida no sec XIX para transportar cha da China, India e Ceilão,  para a Inglaterra.  Lá é contada a história do chá,  que foi introduzido na Inglaterra  nos anos 1600 e se disseminou rapidamente, virando uma instituição. Entao foi criado um mercado gigante para buscar o cha no oriente, inicialmente na China. Isso me faz pensar na criação de necessidades consumistas e no capitalismo gerador de estruturas. Depois do navio, caminhamos até o Observatório de Greenwich,  passando antes pelo antigo Colegio Naval (Old Naval College) e sua Sala Pintada (Painted Hall). É uma sala com o teto todo pintado com varias divindades do Olimpo.. A moça informou que aquela sala era um refeitório. Depois caminhamos até o Observatório,  no alto de uma colina. Era uma dia de sol com nuvens e estava muito frio. Lá tem as medidas padrão do pé e da braça em uma estrutura de bronze. No chão está marcada a linha Zero do meridiano, o Meridiano de Greenwich. Numa carrocinha comemos um pão com bacon e coca e descemos o morro de volta pro hotel, aproveitando para conhecer as redondezas do bairro de Greenwich.
No dia seguinte fui com as meninas até a Abbey Road, onde os Beatles cruzaram a faixa de segurança e fizeram a capa do último disco. Silvia ficou no hotel.
 Pague £4 para uns caras que ficam lá com uma maquina deles para fotografar por £14 ou com a nossa por £4. Tiramos a foto nós três.  O estudio Abbey Road ainda funciona ali e tem o muro da frente todo assinado por fãs,  que deixam seus nomes e alguns escrevem algo. Deve-se pegar a linha Jubilee do metrô e descer na estação Saint John's Wood e andar mai 3 quadras. O curioso e que se passa por uma rua chamada Waverly Place. Tem um seriado adolescente com ese nome (As feiticeiras de waverly place). Depois voltamos para o centro e fomos ao Museu Britânico.  Ficamos umas 3 horas la dentro, que tem uma exposição impressionante de fragmentos gigantescos, originais, de palácios e ruínas da Babilônia, Egito, Americas, etc. Mumias egipcias, a pedra  de Roseta (descoberta na cidade de Raschid, dita Roseta),  original de Champollion, que serviu de elemento chave para se desvendar os hieroglifos egípcios. Mas tudo isso cansa muito, para se fazer em uma tarde. Como os museus na Inglaterra são grátis,  poderia-se voltar aos poucos e conhecer melhor. Na sexta, ultimo dia, a Silvia saiu conosco e quis ir a Abbey Road tirar uma foto. Depois andamos pelo centro da cidade.
No sabado pegamos o trem de volta a Paris. Saimos as 14 hs e chegamos 2:30 hs depois. No domingo em Paris subimos o Montmartre (morro dos martírios) e almoçamos em um restaurantezinho indicado pelo canadense que vendeu a miniatura da padaria, ja na descida, na rue des abesses, comida do NW frances. Comi Canard, que parecia uma mini picanha, e 2 taças de vinho.
Na segunda
Na terca batemos com a cara no louvre fechado. Fomos antes na BHV, comprar as palmilhas de frio. No subsolo, onde estão as palmilhas,  tem uma loja de ferragens que e o Ó!  Depois fomos para o Qt Latin, do outro lado do rio e caminhamos pelo Blv S Germain e Saint Andre des Arts.
E hoje, quarta, andamos pelo Fauboug Saint honore, entramos no hotel finissimo onde a mae pegou uma boca livre com a Ena. Fomos a igreja de la Madeleine e acabamos no Laffayette.