quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Paris, 2 janeiro 2014

Chegamos em Paris no domingo a noite. Esperamos a dna Linda, que chegava pela TAP ai pelas 19 hs. Antes disso comemos no Astrolabe, no aeroporto, um belo sanduiche com aquela baguette deliciosamente crocante. Apos nos encontrarmos, pegamos uma van da Iberia, cujo balcão fica junto da esteira de malas, que faz esse serviço de levar para hotéis. Fica a 15 euros por pessoa e nos deixou no Novotel Porte de la Chapelle. Como haviam mais 3 passageiros equatorianos (um pai com um casal de filhos) passeamos um pouco por Paris. O hotel dos equatorianos ficava perto do Arco do Triunfo.
No dia seguinte fomos a torre Eiffel. Compramos 5 tiquets de metro para 3 dias (25 euros cada). Era 30 de dezembro e as filas estavam gigantes para subir na torre. Caminhamos por la e uma mulher fantasiada de bruxa se ofereceu para tirar fotos. Depois ela queria 5 euros. Dei uns 3 euros e ela ficou insistindo nos 5 euros, ate que eu falei um NON! Ai ela foi embora. Depois subimos para o Trocadero. A Gio queria andar no carrossel, mas não andou: começou a cair uma chuva fina. Fomos para o hotel e compramos comidas para a noite e para o cafe da manhã. Jantamos no hotel.
No dia 31 fomos a Notre Dame. Na ponte de acesso a Ile de la Cite, na lateral de frente da Conceirgerie, Silvia jogou minha luva no Sena. Mas nao naiu, ficou porfora da ponte. Com a sombrinha, consegui pescá-la. Havia tambem um saquinho vermelho que Giovanna pegou e estava com rublos.
Também havia uma fila grande para entrar na igreja, mas em menos de 30 minutos conseguimos entrar. Ficamos um bom tempo lá e tiramos muitas fotos. Me pareceu bem diferente do que da 1 vez que eu fui com Silvia, em 1992, quando nao havia tanta gente e me pareceu mais fria. Dessa vez achei mais encantadora.
Depois de Notre Dame, fomos jantar no Dante, que fica na rua de mesmo nome. Depois da janta, dna Linda não quis ir a torre Eiffel passar o ano novo e esperar pelo aniversario de Vic e foi de taxi para o hotel. Pegamos o metro para a torre e chegamos la as 20 hs. Caminhamos para o lado do Trocadero e nos instalamos lá a espera da virada. Começou a encher de gente, de muitos lugares do mundo, todos bem comportados. Tomei um vin choude (?), mas foi pouco, pois estava frio. A cada hora a torre piscava suas luzes. Porem, quando chegou a meia-noite, nada. Nao houve fogos nem nada na torre. Foi um fracasso. Abraçamo-nos pelos 15 anos de Vic e pela entrada do ano novo. Comentei com uns portugueses que estavam ali e eles também tiveram a mesma opinião, e que e no ano 2000 tambem houve essa falha. Sei la se foi falha ou não, só sei que todos esperavam pelos fogos e saimos frustrados.
A saida pelo Trocadero foi uma massa hiper-compacta de gente. Silvia e Gio estavam apavoradas e Vic foi a nossa lider. Caminhamos para a direita e, aos poucos, as coisas foram melhorando. Entramos num bar e tomamos chocolate quente. Junto ao Arco do Tiunfo entramos pegamos o metro, que ate que estava bem, sem aglomerações, na direção Pasteur, onde pegariamos a nossa linha 12 para o hotel. Quando chegamos lá, informaram que nao haveriam mais trens para a linha 12 e saimos para a superfície tentar taxi. Nao estava muito facil àquela hora. Liguei para dna Linda, para ver se ela conseguia com o hotel, mas logo em seguida desceu uma pessoa de um taxi bem na nossa frente e pegamos ele, que nos levou pro hotel por 35 euros, preco de ocasião (pra ele). Mandei mensagens para a mãe, informando de nosso táxi. Chegamos no hotel aí pelas 03 hs.
Dia 1/1 - aniversario de Vic. Fomos a capela de N S Medalha Milagrosa (rue de Bac 140). Assistimos missa com vovó Linda e ela comprou medahinhas. Depois caminhamos por ali, que e muito simpatico o bairro e jantamos no Le Pres, na 4-6, rue du Four. Jantamos bem, com vinho (as meninas hot dog gratinado), por 150 euros. As meninas insistem em cheeseburgers e hot dogs. Vovó Linda e as netas voltaram de taxi e o casal voltou de metro. Na volta, paramos no mercado para comprar o cafe da manhã: sanduiche, com chocolate e suco.
Hoje, 2/1, o dia foi de sol pleno. Mas perdemos nas cercanias do Blv. Haussmann. Queria ir ate a Uniqlo, pois tinha dicas de roupas para o frio. Dna Linda ficou impaciente, querendo ir ao Lafayette. Deixei ela lá e falei para ela esperar por nós. Pensei que ela fosse ficar fazendo o trotoir dela , la dentro da Lafayette, que tem miles de lojas de grife., enquanto nós estariamos na uniqlo. Algum tempo depois voltamos e ela estava desesperada, sentada num banquinho, disse que quase morreu. Mas passou , e depois de uma espera para shopping (que resultou em nada), fomos jantar ali perto no Brasserie Le Royal (8, rue Lafayette), por 101 euros. Comi uma especie de picanha (apesar de ter pedido peito de pato); pediram também, omelette, tagliatelles deux saumon e o cheeseburger. Agora estou aqui no quarto do hotel, terminando o vinho de ontem e ja com quase tudo pronto para amanha deixarmos o hotel de manha , passearmos e tomar o trem das 18hs para Londres.

1. Olá para todos! Estamos acompanhando vocês aqui pelo blog e também pelos faces das meninas. Parabéns para Vic e um feliz 2014 para todos nós! Muita saúde, paz e alegrias! Por aqui está um calor de 50 graus, inveja de vcs! Amamos todos! Divirtam-se! Está tudo bem por aqui. A Torre deve ter falhado, não é possível que Paris ficou sem réveillon. Bjos pra vcs! Mary e família!