terça-feira, 21 de janeiro de 2014

New York -20/01/2014, nosso primeiro dia em NYC.

Só pra concluir a ultima noite em Paris: como falei, depois do Louvre fomos,  Vic e Gio, comigo, saímos a caminhar pela noite parisiense, mesmo depois de toda a tarde caminhando. Foi muito bom caminhar com minhas filhas. Espero que elas não esqueçam deste dia e que tenham sempre essa boa disposição para caminhadas. Quero ver se possamos fazer programas assim mais vezes, sem precisar irmos a Paris. Tínhamos a meta de tocar a mão no Arco do Triunfo e fizemos. Atravessamos as Tulherias por fora, pela calcada, pois de noite poderia ser perigoso atravessar por dentro do parque. Depois cruzamos a place de la Concorde sem percebe-la e entramos na Champs Elisee pela alameda Marcel Proust ate a praça Roosevelt, até então com pouca gente nas calçadas. Pelo piso, lembra o parque da Redenção, indo pela Osvaldo Aranha, pois é daquele areião de saibro. Depois da Roosevelt é que começa a Champs Elisee das lojas e cafés, com muita gente nas calcadas. Andamos pelo lado direito da rua. As meninas entraram em algumas lojas e eu entrei na FNAC. Depois encontraram a loja da Disney... Voltamos para nosso hotel pela linha direta entre o arco e a praça Pigalle. Pigalle foi um escultor famoso em Paris do sec XIV.
Na sexta fomos a torre Eiffel e nova caminhada no Champs Elisee. Na volta ao hotel, perguntei sobre um restaurante bom e barato por ali. A moça da recepção, muito gentil, nos indicou o Bobby e Bobette, proximo do hotel, subindo pro lado do Montmartre. Por sugestao da garconete, pedi rins assados, que eu nao pediria por minha vontade. Mas estou em outros povos, outros costumes, va lá...Vieram muito bons, mas aquela aparência deles é desagradável.
No sabado acordei as 5 da matina pra levar dna Linda ao esroporto. Fomos de taxi e ela nervosa pelo horário. Deu tudo certo e voltei de trem/metro. Comprei o tiquete até Antony, pois ja tinha um tiquete de metro de um dia, comprado na sexta as 14 hs. Pensava que valesse 24 hs. De Orly a Antony se pega um trem que leva uns 10 min. As 6 da manha de sábado, estava só eu no vagao. Em Antony é a ligação com a rede de metrô de Paris, na verdade RER. E essa tal de Antony, que no mapa do metro ja e perto da cidade, na verdade e bem longe. Passamum monte de estacoes até chegar nas que estão no mapa. Estava preocupado se meus tiquetes estavam de acordo com o trecho, se o de ontem ainda valia hoje (se era 24 horas ou se valia só para o dia). Mas cheguei até Saint Michel, onde peguei outro RER paramo Arco do Triunfo, e dali para o Pigalle. Acho que isso tudo demorou pouco mais de uma hora. Depois do almoço Silvia e eu demos uma caminhada ate a praça Clichy, depois passamos no Moulin Rouge. Silvia comprou uma meia numa casa de "artigos femininos". Pegamos o avião para Madrid as 20:30hs, no Charles de Gaulle.
Chegamos em Madrid/Barajas às 22:30. O aeroporto estava fechando para a noite. Nunca imaginei isso para uma capital européia.  Acho que o Salgado Filho, de Porto Alegre é mais bem estruturado que esse. Nao estou falando do Barajas internacional. O taxi não quis nos levar com tanta mala. Descobri que o hotel Maydrit tinha servico de transfer. Tentei ligar de um tel publico e nao consegui. Liguei do meu celular para solicitar a van do hotel. Acabamos chegando no hotel a 1/2 noite, sem janta. Comemos o que havia no quarto: batata Pringles,  cerveja, coca e água.
No dia seguinte, domingo, a van nos levou ao Barajas internacional, bem melhor que o outro. Apesar disso, extremamente burocratico: para fazer uma coisa "moderna", criaram um sistema de embarcar em um lugar e pegar um trem para outro lugar, um contra senso. Mas o voo para NY foi bom, dormi, almocei, vi o filme O mordomo, dormi de novo e vi mais outro filme Mar del Plata. Chegamos em NY as 15 hs local, fomos de taxi para Manhattan, tarifa fixa de 57 dolares. Dei 60 e percebi uma certa insatisfação do motorista. De noite caminhamos pelas redondezas e compramos nosso cafe da manhã por Us60. Jantamos e fomos dormir.
Hoje fomos a estatua da Liberdade de barco, a partir do Battery Park, ultima estação do metro linha 1 para o sul. Da uns 30 min de viagem. Voltamos e descemos na Times Square. Caminhamos por la, comprei uma cartão de memoria para a Canon por  $48 em um turco numa birosca de equipamento fotografico. Fomos a catedral S Patrick, que esta em obras, fomos ao Rockfeller Center e jantamos no AppleBee, muito bom. Comi um filezao com um tipo arroz a piamontesa por uns 19 dolares. Voltamos pro hotel as 21:30.
A previsao de amanhã é muito neve. Veremos...







Um comentário:

  1. Aproveitando ae Sarturi, legal!!! Não deixe de ir no Museu de História Natural, deve ser o the first one!!!!

    ResponderExcluir